segunda-feira, 22 de março de 2010

Arco barroco X Arco Moderno

É claro, o que eu comentei sobre as diferenças entre o violino barroco e o moderno são bastante superficiais; o mesmo se aplica aos arcos. Mas isso tem por objetivo preparar o terreno para assuntos futuros, nos quais iremos realmente nos dedicar.
Pois bem... o arco era, antes, um arco. |) Sim, algo parecido com uma madeira reta e um arco de crina. Considerando que nessa época tratavam-se de instrumentos renascentistas, cuja construção era bem mais rudimentar, não precisava mais do que isso...
Já com o violino barroco o arco melhorou um pouco a sua arquitetura, o que permitiu um avanço técnico significativo por parte dos músicos.
Com um arco renascentista não era possível mais que um simples movimento de "vai-vem". Fazer saltar o arco na corda??? Que é isso! Mas com o arco barroco isso e outras coisas tornaram-se possíveis.
Já a mudança radical acontece com o francês Tourte, que (desculpe o trocadilho, mas é irresistivelmente verdade...) entorta o arco no sentido oposto e abre um mundo de possibilidades para o músico. Aí sim! Além de facilitar os golpes de arco já conhecidos torna possível o surgimento de inúmeros outros.
Mas não se perdeu nada com isso? Claro que sim! Sempre que há alguma grande evolução que rompe com o sistema anterior e acrescenta algo novo, ao mesmo tempo elimina algo também. Nesse caso a desigualdade de peso e tensão que tinham que ser compensadas com a velocidade jamais podem ser reproduzidas com o arco de Tourte. Sim, perdemos aquele sabor desigual do barroco que somente seria recuperado (parcialmente) na segunda metade do século XX quando começou a interpretação com instrumentos de época.
vejam alguns tipos de arco:



Os dois primeiros são arcos barrocos, o terceiro um arco de "transição" e os outros dois já são no modelo Tourte.
Obs. Haviam outros arcos entre o barroco e os chamados arcos modernos que não o de Tourte, mas não tão significativos.

2 comentários:

  1. Eu tenho o segundo de cima para baixo e é muito, muito, muuuito bom mesmo.
    Dispenso o meu moderno de fibra de carbono.

    ResponderExcluir
  2. eu fiz o mesmo, troquei o meu de fibra pelo o mesmo q vc trocou e gostei muito

    ResponderExcluir