sexta-feira, 19 de março de 2010

Violino Barroco X Violino Moderno

não só o oboé evoluiu, mas também o violino! Sim, apesar de não ser uma mudança radical como a do oboé (que praticamente tornou-se outro instrumento), também o violino passou por modificações. Não foram mudanças estruturais, mas pequenas coisas que possibilitaram uma evolução de técnica e sonoridade.
Por exemplo: as cordas eram feitas de tripa. (Sim! Tripa animal, a mesma usada para fazer linguiça), o cavalete era ligeiramente mais baixo e bem menos curvo e também não havia queixeira nem espaleira.
Acha pouco? Vou explicar: como as cordas eram de tripa era preciso ter muito mais cuidado para elas não arrebentarem e com o cavalete quase plano era preciso prestar muita atenção para não tocar duas corda ao mesmo tempo.
Isso era ruim? Depende... para tocar, por exemplo, o concerto de Tchaikovsky sim, é praticamente impossível. Para tocar uma partita de Bach? Não. É mais fácil.
Ou seja, muito bom para a época. Tanto que hoje existem pessoas que procuram aproximar-se cada vez mais dos chamados "estilos de época" e optam por tocar com o violino como era no período barroco.
Ah! Tudo isso sem falar do arco, que era completamente diferente. Mas vamos falar da evolução do arco depois.

Um comentário: