sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dona "Menininha Lobo"

Tomar café também nos faz lembrar... bem, para uns lembrar e para outros conhecer.
Hoje vou falar, para não dizer prestar um tributo, a "Dona Menininha Lobo". Se você não conhece vao achar o nome no mínimo curioso... mas para pessoas da minha geração (e anteriores) era muito comum, tanto que foi uma dificuldade lembrar qual era o verdadeiro nome desta grande pianista e professora.
Guilhermina de Freitas Lobo nasceu em Campinas em 1904, e foi aluna de Luigi Chiaffarelli e Antonieta Rudge. Mas ninguém a conhece como Guilhermina! É apenas "Nenina", "Menininha" ou "Dona Menininha", como carinhosamente a chamavam seus alunos nos áureos tempos do Conservatório Dramático Musical de São Paulo.
Áureos tempos que eu mesmo não conheci... não fui aluno do conservatório, e mesmo que tivesse sido já não pegaria esta fase.
Suas apresentações públicas foram pouco frequentes, porém com muita dificuldade você ainda poedrá encontrar e ouvir gravações Menininha Lobo. Quem sabe, para a alegria de seus alunos (como a minha dileta amiga Celina) admiradores e para tantos que não a conhecem, logo estejam disponíveis também em uma mídia mais moderna.
Lembro-me de ter ouvido em "LP" várias gravações que perderam-se nas mãos de amigos, nos corredores dos conservatórios, e enfim, pelo mundo. Assim como Dona Menininha Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário