É difícil dizer quem de fato inventou esta forma. Aliás eu particularmente acho que poucas coisas tem um único inventor. Na maior parte das vezes muitas pessoas vem trabalhando separadamente e as coisas começam a pipocar, daí alguem por sorte ou esperteza acaba sendo considerado o "inventor". Mas certamente, no caso da sonata, devemos reconhecer que Haydn contribuiu muito para que a sonata se tornasse uma das principais formas até nos dias de hoje.
Muito bem. Como funciona a sonata?
Simples: ABA
Então não tem nada de novo?? Porque já falamos que ABA é uma forma muito simples e há muito tempo utilizada...É verdade. E parte do grande sucesso está aí. Ou seja: é simples, coerente e dinâmica.
Mas a grande novidade não está no ABA... está no "Bitematismo"! e muito mais do que isso, nas tonalidades contrastantes!!! Afinal de contas, no barroco já haviamos chegado à elaboração da tonalidade. E para falar a verdade já estavamos até, de certa maneira, passando dos limites.
Por isso veio esta saborosa novidade!
Aqui vai a receita: pegue um tema, uma melodia qualquer (quanto mais simples melhor!) numa determinada tonalidade. No nosso exemplo abaixo ela está em Dó Maior e vai do compasso Nr. 1 ao compasso Nr.4
Crie uma "ponte" preparando para uma outra tonalidade (de preferência a Dominante), no caso Sol Maior. Para fazer isso acrescente aos poucos as notas que são diferentes entre uma tonalidade e outra. Observe o Fa# aparecendo no compasso Nr.6 na mão esquerda e no compasso Nr.7 na mão direita.
Agora crie outro tema nesta nova tonalidade. Confira os compassos de Nr. 9 até Nr.11
E para terminar faça uma nova "ponte" desta vez para voltar para a tonalidade original.
Vamos chamar tudo isso de EXPOSIÇÃO, ou parte A

Agora repita o primeiro tema que você criou em Do Maior e... NÃO!!! O segundo tema não é mais em Sol Maior!!! Agora vem o "pulo do gato"! você agora vai trazer o segundo tema para Do Maior. E esta parte vamos chamar de REEXPOSIÇÃO, ou A'
Este apostrofe (') indica que não é mais exatamente igual a parte A.
Então a nossa forma ficou ABA'
É simples e genial!!!
Claro que isso é apenas uma "receita de bolo", extremamente didática e apesar de perfeita para ilustrar o básico de uma forma sonata está longe de descrever todos os elementos que realmente compoem uma sonata.
Mas certamente já vai dar para comer com café...
Nenhum comentário:
Postar um comentário